8 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

8 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 Ela é a padroeira de Portugal e de toda a Lusofonia, Espanha e Estados Unidos da América.

Imaculada Conceição, a única e verdadeira rainha de Portugal


  Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento. Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.

  Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal mas não só. Para Portugal celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição tem uma enorme importância na nossa história.

  Portugal nasceu sob a proteção do Anjo (Arcanjo São Miguel) e o patrocínio de Nossa Senhora, Mãe de Deus. Em diferentes momentos da História a invocámos como Santa Maria da Vitória, Santa Maria de Belém, entre outros títulos. De Norte a Sul de Portugal, encontram-se várias igrejas, capelas e ermitas dedicadas a Ela, a Mãe de Deus e rainha de Portugal.

  D. Afonso Henriques, como grande devoto de Nossa Senhora, reconheceu toda a proteção e ajuda concedidas por Ela: então, como tributo pelas graças recebidas na manutenção do seu território, engrandeceu a Catedral de Braga elevando-a à categoria de templo nacional, passando deste modo, Santa Maria de Braga, a ser a Padroeira do território portucalense.

  Em 1646, Dom João IV proclama Nossa Senhora da Conceição como “única e verdadeira Rainha de Portugal”. Durante a Cerimônia de Aclamação do Rei pelas Cortes, a Coroa Real é acomodada numa almofada ao lado do novo Rei, como símbolo real, e não na cabeça do monarca, que anteriormente a depusera aos pés de uma imagem da Imaculada. A partir dessa data os reis de Portugal nunca mais usaram coroa, em nenhuma circunstância: durante uma cerimônia de gala no Palácio de Buckingham, a convite do monarca inglês, em que os Reis presentes deviam apresentar-se com as cabeças coroadas, D. Carlos fez-se acompanhar de um pajem transportando a Coroa de Portugal colocada numa almofada.

  Ao colocar o reino de Portugal sob o reinado de Nossa Senhora assume-se que é Ela a soberana Senhora, que tudo pode mas que também deve zelar pelo seu povo. Colocamo-nos sob a proteção de um amor de Mãe.

  O dia 8 de Dezembro ultrapassa o “Dia Santo” dos Católicos e abrange incontestavelmente a comemoração da Independência de Portugal, que se assinala no dia 1 de dezembro. O feriado do dia 8 de dezembro é religioso, porém é acima de tudo um momento para celebrar a cultura, a tradição e a espiritualidade e a identidade do povo português. A devoção à Imaculada Conceição revela tanto a espiritualidade dos portugueses, que durante séculos o dia 8 de dezembro foi celebrado como o “Dia da Mãe”.

  Que possamos sempre honrar este juramento “Seja assim, Senhora, seja assim; e eu vos prometo, em nome de todo este Reino, que ele agradecido levante um troféu a Vossa Imaculada Conceição, que vencendo os séculos, seja eterno monumento da Restauração de Portugal.” (dia 8 de Dezembro de 1640, Frei João de S. Bernardino, ao pregar na capela Real de Lisboa, diante do rei Dom João IV).

Paula Ferraz
Missionária Segundo Elo
Comunidade Canção Nova Portugal

Fonte: Canção Nova Portugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

408 Anos de São Luís

O Alicerce é Lançado